Melicana – Nossa História

            Melicana destilaria a arte de destilar, desde a moagem da cana até a bebida chegar ao copo, tradição e dedicação na produção artesanal de cachaças e bebidas alcoólicas do mais alto padrão de qualidade em lotes pequenos, conhecido no exterior como Small Batch.

            Carlos José de Assis, nascido com o dom de artesão tem em suas raízes o esmero de fazer bem feito tudo que se propõe, como todo bom mineiro sabe e gosta apreciar uma boa aguardente, resolveu ele mesmo criar uma bebida diferenciada para seu próprio consumo, a aguardente de mel, destilado feito somente do puro mel de abelha. Na busca pelos aromas e sabores perfeitos, seo Carlinhos, como é conhecido pelos amigos, trabalhou arduamente até alcançar os resultados almejados.

            Irrequieto e animado com as opiniões dos amigos que por ali passavam para um dedo de prosa, e uma “bicadinha” em sua bebida, seo Carlinhos inicia a produção de cachaças artesanais, tendo vasto conhecimento e experiência familiar no manuseio de madeiras para a produção de móveis, passa a produzir seus próprios tonéis, utilizando apenas madeiras brasileiras que vão armazenar e envelhecer as cachaças e aguardentes que ele vai produzir ao longo do tempo.

            Em 2004 a Cachaçaria Melicana inicia oficialmente suas atividades comerciais em Bom Despacho, região de cerrado no centro-oeste mineiro, lugar onde as pessoas apreciam boa prosa, comida farta e não dispensam o prazer de degustar uma ótima cachaça. Toda a tradição do destilado mais antigo da América Latina, aliado às modernas técnicas de produção, tecnologia de ponta em análises laboratoriais para garantir a mais alta qualidade em todos os produtos. As boas práticas de produção são aplicadas também na preservação do meio ambiente, com o total reaproveitamento dos resíduos de cana-de-açúcar, o reuso da água utilizada no processo de destilação dentre, outras ações.