A cachaçaria Melicana é um alambique de produção artesanal, localizado em Bom Despacho, região de cerrado no centro-oeste mineiro, lugar onde as pessoas apreciam uma boa prosa, boa culinária e uma boa cachaça.

 Carlos José de Assis, um mineiro de nascença e com o dom de artesão tem em suas raízes o esmero de fazer bem feito tudo que se propõe, um apreciador da aguardente de mel, destilado feito somente do puro mel de abelha, resolveu ele mesmo produzir o destilado especialmente para seu consumo.

Buscando alcançar o sabor e aroma perfeito passou a trabalhar incessantemente até que alcançasse a qualidade ideal ao seu paladar. Não satisfeito com feito que acabasse de conseguir, usufruindo da vasta experiência familiar no manuseio com madeira na produção de móveis passa a produz também os tonéis e barris de madeiras brasileiras que vão armazenar as cachaças e aguardentes que ele vai produzir ao longo do tempo.

Após produzir o destilado de mel, Carlos resolveu fazer também a de cana-de-açúcar que agradava aos amigos que por ali passavam para dar uma bicadinha e opinar na qualidade.

Mais tarde, Carlinhos, como é conhecido pelos amigos, viu naquela idéia a oportunidade de um negócio e resolveu comercializar seus produtos. “Mas que nome dar à cachaça?”, pensou e logo concluíu: “se faço aguardente de mel e cachaça de cana, vou dar o nome de Melicana”.

E, assim, nasce em 2004 o alambique de produção artesanal da Cachaça Melicana, que produz a cachaça tradicional, castanheira, amburana, três madeiras (castanheira, amburana e bálsamo) e as aguardentes de mel e melado (rum mineiro) que, após ser produzido, vão repousar em toneis de madeira para dar personalidade ao seu sabor.

Cachaça Melicana